segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Primeiro Modelo

Em nossa última aula de 2012 desenvolvemos, em grupo, nosso primeiro modelo de objetivos. Essa atividade foi minha primeira experiência prática com modelagem de objetivos. Foi uma boa introdução pois ajudou a solidificar alguns conceitos.
Um fato que me chamou atenção foi que a notação utilizada não tem expressividade para modelar a noção de temporalidade. Por exemplo, quando decompomos um objetivo em vários subobjetivos não temos como definir a ordem temporal em que esses subobjetivos devem ser realizados a fim de que o objetivo maior seja satisfeito. De fato, essa questão temporal deve ser modelada utilizando outro tipo de linguagem pois não está no escopo dos modelos de objetivo em geral.
Apesar de considerar que em alguns casos essa noção de temporalidade pode fazer falta, mesmo não tendo experiência em modelagem de objetivos, já deu para notar que a quantidade de conceitos englobados é muito grande de forma que é totalmente compreensível que alguns conceitos menos centrais fiquem de fora do escopo a fim de se controlar a complexidade das linguagens e, consequentemente, dos modelos produzidos.
Além dos conceitos definidos em aulas anteriores, no desenvolvimento do modelo foram utilizados também conceitos introduzidos nessa aula. Dentre esses conceitos destaco os conceitos de dependência e delegação entre atores. O conceito de dependência permite descrever a relação de dependência que pode haver entre dois agentes relacionados por um objetivo. Nessa relação, um agente (o depender) pode depender da realização de um objetivo enquanto essa realização depende da ação de um outro agente (o dependee). Um caso especial de dependência é a delegação. Na delegação há um compromisso firmado entre o depender (nesse contexto nomeado delegator)  e o dependee (então nomeado delegatee) para a realização do objetivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário